Você já se perguntou como criar uma conexão verdadeira com os seus clientes?
Bom, ter um relacionamento próximo com seus clientes está se tornando cada vez mais crucial nos negócios. Não se trata apenas de vender um produto ou serviço, mas de proporcionar uma experiência positiva tanto durante a negociação quanto no momento do consumo.
Essa conexão genuína com os clientes é o que realmente impulsiona o sucesso nas vendas.
Agora, você pode estar se questionando: Como posso construir essa relação sólida?
Calma, eu vou te explicar…
Neste artigo, vamos explorar estratégias poderosas para estabelecer uma conexão profunda com seus clientes, que irá impactar positivamente seus resultados de vendas e a satisfação deles.
Preparado para descobrir os segredos de criar uma conexão autêntica e duradoura? Continue lendo e conheça as estratégias que fizeram toda a diferença para melhorar a minha habilidade de negociação. Espero que auxilie você também!
Por trás de toda experiência há uma conexão emocional
Certamente você já deixou de frequentar um lugar porque não recebeu um bom tratamento, certo?
Nesta situação, podemos afirmar que esse estabelecimento não possui estratégias de encantamento do cliente.
Todo esse cenário nos mostra que tão importante quanto oferecer produtos ou serviços de qualidade, hoje as empresas e profissionais de vendas precisam se conectar e criar relações com os clientes.
Vamos fazer um exercício: pense nas suas marcas favoritas. Pode ser que elas ofereçam um produto de alta qualidade, mas certamente além disso, elas te conquistaram por um atendimento diferenciado, seja por uma resposta rápida, resolução de problemas ou te dar benefícios conforme a sua necessidade.
O conjunto de atitudes de uma marca relacionadas ao atendimento do cliente revela como é a conexão com o público. Uma pesquisa recente feita pela Opinion Box revelou que 69% dos consumidores brasileiros voltam a fazer negócios com marcas que oferecem uma boa experiência de atendimento. É um número expressivo que não pode ser ignorado.
Aposte em conteúdo relevante
Toda empresa com presença nas redes sociais sabe que a produção de conteúdo é importante para atrair clientes, despertar curiosidade e também democratizar o acesso à informação.
Porém, é preciso fazer mais que apenas produzir conteúdo de forma aleatória, é preciso que ele seja voltado a construir uma conexão real com o cliente. Ou seja, o conteúdo é voltado para solucionar algum problema do seu público.
Vamos supor que você seja uma marca de roupas femininas voltada para a classe C e D. Este público não pode investir grandes quantias em roupas e por isso precisa se vestir bem gastando pouco. Fazer um vídeo mostrando todas as opções de looks com uma única peça vai resolver esse problema.
Esse foi apenas um exemplo, para mostrar que o conteúdo de uma marca não deve ser aleatório, mas estar de acordo com o produto vendido e atuar na solução de problemas reais. A produção de conteúdo é a oportunidade de trazer identificação com a marca, seja ao mostrar empatia, conteúdos que engajam, revelar os seus valores e visão de mundo.
Facilite a jornada de compra do cliente
Muitas vezes a marca que mais se destaca no mercado não é aquela que vende o melhor ou mais original produto, mas a que facilita a jornada de compra do cliente por meio da integração dos seus canais de vendas, atendimento rápido, se preocupa em oferecer diferentes métodos de pagamento… Pense nisso!
Ofereça suporte e atendimento efetivos
Quando falamos em experiência do cliente, suporte e atendimento efetivos merecem um destaque extra. Quando solicitamos um atendimento, seja por dúvidas ou por algum problema com a compra, podemos ter duas situações:
Na primeira, o problema acaba se transformando em um transtorno pela demora no atendimento. Na segunda, a empresa atua com soluções rápidas e efetivas, transmitindo conforto e empatia pelo ocorrido.
O que separa uma situação da outra é o investimento da empresa em atendimento. Pense que um cliente com um problema não solucionado pode se tornar um detrator da marca. Ou seja, além de nunca mais fazer negócio com você, ele também irá testemunhar contra a sua empresa.
Por outro lado, a empresa que tem um ótimo atendimento encanta seus clientes, que naturalmente podem fazer propaganda da empresa. Qual delas você quer ser?
Conclusão
E aí, consegui te mostrar como construir uma conexão genuína com os seus clientes?
Mantenha sempre em mente que o objetivo não é vender, mas criar uma experiência positiva.
Agora que você está por dentro dessas estratégias, é hora de colocá-las em prática.
Lembre-se de que construir uma conexão autêntica e duradoura com seus clientes não só impulsionará seus resultados de vendas, mas também fortalecerá sua marca no mercado.
Então, mãos à obra. Estou torcendo pelo seu sucesso!
Sobre o Autor
Sou Marcelo Pereira, especialista em negociação e influência, tenho como prazer compreender as pessoas, aplicando esse aprendizado em tudo que tem relação com compras, vendas, marketing, copywriting e produção de conteúdo de modo geral.
Construí minha carreira na área comercial, em algumas posições diferentes, hoje faço parte da equipe de compras para um grupo americano, além de ser professor na Conquer, e tentar produzir algum conteúdo como esse entre uma e outra das 4 fraldas que troco do meu filho mais novo…Um eterno aprendiz… não dispenso um bom bate-papo regado a boas histórias…